quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cãmara aprova criação da Comissão da Verdade

 
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (21), a criação da Comissão da Verdade, que irá apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditatura militar. A proposta, com origem no Executivo, ainda precisa ser analisada pelo Senado Federal.

A versão final do texto aprovado incluiu mudanças sugeridas pelo DEM, que propôs limitações ao perfil dos integrantes da comissão, que será composta por sete membros indicados pela presidente Dilma Rousseff. 

Após reuniões entre lideranças, a base do governo aceitou incluir emendas apresentadas pelo DEM, PSDB e PSOL.
Deputados no plenário da Câmara durante a sessão deliberativa desta quarta (21)  (Foto: Beto Oliveira / Agência Câmara) 
Deputados no plenário da Câmara na sessão deliberativa desta quarta (21) (Foto: Beto Oliveira/Ag.Câmara)

Segundo o líder do DEM, ACM Neto (BA), as mudanças visam impedir indicações políticas. A emenda do DEM impede que participe da comissão "quem exerce cargo no Executivo e em partido, quem não tenha condições de atuar com imparcialidade e quem esteja no exercio de cargo em comissão ou função de confiança".

As mudanças foram apresentadas por volta das 22h pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). "O que eu recebi de orientação do governo é que há compromisso de que este será o texto defendido pelo governo, que vai para o Senado e para sanção presidencial", afirmou.

O líder do DEM, ACM Neto (BA), tambem comemorou a realização do acordo. "Traduzo aqui o sentimento de esperança da nossa parte, por isso colaboramos para que essa comissão tenha a missão de buscar os fatos históricos que sejam de conhecimento nacional que é um direito do Brasil e da cidadania. Sempre fomos a favor da comissão da Verdade", disse ACM Neto.

Após o anúncio do acordo, o relator Edinho Araújo (PMDB-SP) voltou à tribuna e anunciou a aceitação das emendas anunciadas pelo líder do governo. Uma emenda que foi apresentada pelo PSOL chegou a ser acatada pelo líder do governo foi rejeitada pelo relator.

A segunda emenda, do PSDB, acrescenta que "qualquer cidadão que demostre interesse em esclarecer situação terá prerrogativa de prestar informações para fins de esclarecimento da verdade".

O projeto de lei diz que a Comissão não terá poderes para punir agentes da ditadura. As investigações incluem a apuração de autoria de crimes como tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres, perdoados com a Lei da Anistia, de 1979.

A comissão terá dois anos para produzir um relatório, com conclusões e recomendações. Durante as investigações, o grupo poderá requisitar informações a órgãos públicos, inclusive sigilosas, convocar testemunhas, realizar audiências públicas e solicitar perícias.

A comissão terá ainda de enviar aos órgãos públicos competentes informações que ajudem na localização e identificação de restos mortais de pessoas desaparecidas por perseguição política.
 
Discussão
A discussão da matéria na Câmara, iniciada no final da tarde, se arrastou pela falta de acordo sobre o formato final do grupo, que será indicado pela presidente Dilma Rousseff. Durante as conversas, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estiveram reunidos com os líderes em busca do acordo. O ex-deputado federal José Genoino (PT-SP), hoje assessor do Ministério da Defesa, também participou das discussões.

Durante a discussão final, já à noite, que durou cerca de 30 minutos, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) foi o primeiro parlamentar a se manifestar na defesa do projeto. Segundo ele, a Comissão da Verdade é necessária para que o Brasil esclareça sua história. "Queremos que o Brasil feche de verdade essas feridas e possa virar a página" , afirmou.

Contrário à proposta, o deputado Arolde de Oliveira (DEM-RJ) disse que, se for aprovada, a comissão pode trazer problemas para o país. "Estamos mexendo numa ferida que já está cicatrizada que poderá voltar a causar problemas sérios", disse.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) foi aplaudido na defesa da matéria. "Mataram, esquartejaram e não querem que a gente saiba o que aconteceu. Isso não pode!"

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), contrário à proposta, chegou a se exaltar durante o discurso com alguns deputados que falvam durante seu discurso. "Cala a boca que eu estou falando, cala a boca". Bolsonaro disse que os argumentos para a criação da comissão são "piadas".

"A Dilma vai ter o seu troco. Eu não tenho medo de vocês não. Não venham me ameaçar. [...] É uma piada.  Piada para morrer de rir. Fidel Castro financiou a luta armada. Essas verdades vêm a público e vocês não querem ver. Fizeram curso em Cuba, na Coreia na China de como matar, torturar", disse.

Ao final da votação, Maria do Rosário comemorou pelo Twitter. "Obrigada! O Brasil tem mais fé na democracia com a aprovação pela Camara da #comissãodaverdade! Estou aqui emocionada", escreveu no microblog.
 
Histórico
A criação da Comissão foi proposta no 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2009. O texto diz que a comissão busca trazer à tona a "verdade histórica" sobre o período militar e "promover a reconciliação nacional".

Desde que foi proposto, o texto foi alterado em vários pontos, principalmente para atender aos militares, que temiam uma revisão da Lei da Anistia. Sancionada em 1979, durante a redemocratização, a lei impede a responsabilização penal por crimes políticos perpetrados durante a ditadura militar (1964-1985). Os militares ainda exigiam que a comissão tratasse de organizações de esquerda que aderiram à luta armada.

Ainda durante as negociações, o período de análise foi ampliado, passou de 1964-1985 para 1946-1988. O projeto também aboliu a expressão "repressão política".

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/09/camara-aprova-criacao-da-comissao-da-verdade.html

Câmara aprova projeto de lei que concede aviso prévio de até 90 dias

Aviso previo
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que concede aviso prévio de até 90 dias, proporcional ao tempo de trabalho. Atualmente, os trabalhadores têm direito a 30 dias. 

A proposta, que foi votada pelo Senado Federal em 1989, segue agora para sanção presidencial. Ela regulamenta a Constituição Federal e estava parada na Câmara desde 1995. 

A nova lei determina que seja mantido o prazo atual de 30 dias de aviso prévio, com o acréscimo de três dias por ano trabalhado, até o máximo de 60 dias. Ou seja, a partir de 20 anos de trabalho o empregado já tem direito aos 90 dias.

Segundo o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a proposta não é retroativa. Ou seja, o pagamento não deve ser estendido para aquelas pessoas que foram demitidas antes de as novas regras entrarem em vigor.

Aqueles que já estão no mercado de trabalho poderão usufruir do novo benefício. Vale tanto para o empregado que for demitido como para aquele que pedir demissão. 

Presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) afirmou, no entanto, que todo trabalhador tem dois anos para recorrer de qualquer causa trabalhista. Por isso, vai orientar as pessoas que deixaram seus empregos nos últimos 24 meses a pedir o benefício na Justiça. 

"No dia em que a Dilma sancionar, nós vamos meter processo na Justiça", afirmou Paulinho. 

STF
O tema só entrou na pauta de votações da Câmara dos Deputados após pressão do Judiciário, que ameaçou legislar no lugar do Congresso. Com o temor que isso ocorresse, os parlamentares entraram em acordo com empresários e centrais sindicais em torno da proposta. 

No fim de junho, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que essa indenização deve ser proporcional ao tempo de serviço, mas suspendeu o julgamento. 

A decisão do Supremo, provocada pelo questionamento de quatro trabalhadores da Vale, foi tomada com base no inciso 21 do artigo 7º da Constituição. 

O STF, porém, discutia o caso de trabalhadores que já foram demitidos. Portanto, ainda não é possível saber se a entrada em vigor desta nova lei irá extinguir a discussão pelo Supremo. 

Atualmente, as empresas pagam o aviso mínimo mencionado na Carta. Os trabalhadores pediram que, enquanto o Congresso não regulamentasse o assunto, o STF fixe regras temporárias, por isso a Câmara decidiu votar a questão. 

REPERCUSSÃO
O presidente da Força Sindical afirmou que a proposta "não é a ideal para os trabalhadores, mas foi a possível". O deputado disse que falou com presidentes das principais centrais do país, com exceção da CUT (Central Única dos Trabalhadores), que concordaram com o texto. 

"É tão difícil essa Casa aprovar algo para os trabalhadores, que temos que comemorar esse texto. É o que dava", afirmou. 

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) também concorda com a proposta, mas acredita que ela não é a mais adequada para os interesses patronais. 

"No momento é o que apresenta maior viabilidade para aprovação", diz documento da CNI entregue durante a votação. 

Em agosto, os empresários disseram que aceitariam o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço de até 90 dias. Confederações de vários setores enviaram documento com propostas sobre o tema ao STF (Supremo Tribunal Federal), que estuda regulamentar, temporariamente, o assunto. 

No documento que foi entregue ao Supremo, os empresários também pediam que a decisão de ampliação dos 30 dias do aviso prévio não seja retroativa. Ou seja, que o pagamento não deve ser estendido para aquelas pessoas que foram demitidas antes de as novas regras entrarem em vigor.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/978924-camara-aprova-projeto-que-concede-aviso-previo-de-ate-90-dias.shtml

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os projetos de leis mais curiosos da Bahia

 A pauta do Legislativo baiano está cheia de projetos inusitados. Obrigar os restaurantes a vender refrigerante a litro, fazer os cavalos usarem “fraldão”, proibir os motociclistas de usarem capacete fora da moto... Estas são algumas propostas dos representantes baianos.

São projetos ou indicações que entram na pauta e até viram leis. As ideias ousadas muitas vezes têm justificativas plausíveis, mas, mesmo assim, causam polêmica ou espanto.

Foi difícil selecionar apenas 10 ideias curiosas que foram discutidas na assembleia legislativa ou nas câmaras de vereadores do estado, por isso, a equipe do iBahia acabou colocando uma a mais de bônus. Confira o Top 10 do iBahia:

Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/top-10-os-projetos-de-leis-mais-curiosos-da-bahia/

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sequestro do voo 375 da Vasp - O Bin Laden Brasileiro

Em 11 de setembro de 2001, o mundo foi abalado pelos ataques terroristas em Nova York e em Washington, lançando o mundo em uma guerra que dura até hoje, 10 anos depois.

A idéia de lançar aeronaves comerciais cheias de passageiros contra prédios, no entanto, não era novidade em 2001, pois, em 1988, um brasileiro chamado Raimundo Nonato Alves da Conceição, de 28 anos de idade, pensou na mesma coisa. Nonato tentou, e quase conseguiu, executar um atentado contra o Palácio do Planalto e o então Presidente José Sarney, utilizando para isso um Boeing 737-300 da Vasp.

Motivos do seqüestro
 

 Raimundo trabalhava em Minas gerais como tratorista na Construtora Mendes Jr., mas havia sido despedido devido à péssima situação da economia brasileira que passava no final da década de 80, altos índices de desemprego e inflação exorbitante.
Desempregado, e sem expectativas, o maranhense culpou o então presidente da república, José Sarney, pela sua má fase financeira. Por isso, resolveu seqüestrar um avião e ir para Brasília, onde esperava acertar “as contas” com o presidente brasileiro.

O Atentado
 

No dia 29 de setembro de 1988, o Boeing 737-300 partiu de Porto Velho rumo ao Rio de Janeiro, onde previa escalas em Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. Já na cidade mineira, o maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, de 28 anos, embarcou no então, vôo Vasp 375, rumo ao Rio de Janeiro.
No entanto, após 20 minutos de levantar vôo no aeroporto de Confins, Raimundo Nonato se levantou da cadeira e sacou um revólver 32 seguindo para a cabine da aeronave. A bordo estavam 105 passageiros. Vale lembrar que, na época, os aeroportos brasileiros não utilizam equipamentos de raio-x para embarque em vôos nacionais, o que facilitou a passagem da arma.

A Tomada da Aeronave
Antes de chegar à cabine da aeronave, Raimundo foi impedido pelo comissário Ronaldo Dias, que levou um tiro na orelha pela atitude. Em seguida, o seqüestrador arrombou a porta da cabine com 5 tiros e anunciou o seqüestro, porém, um dos disparos acertou a perna do engenheiro Gilberto Renher.
Às 11h15, já diante das ameaças, o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva enviou pelo rádio, o código 7700 que, na linguagem codificada da aeronáutica, significa seqüestro.

A Vítima Fatal
Em Brasília, o Cindacta – Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – recebe a mensagem do comandante e, via rádio, pergunta o que estava acontecendo a bordo da aeronave.
Quando o co-piloto Salvador Evangelista pega o rádio para responder, Raimundo encosta o revólver atrás da cabeça, e atira matando-o na hora.

Rumo ao Palácio do Planalto

O presidente José Sarney já havia sido informado pelos seus assessores sobre o acontecimento e cancelou todos os seus compromissos oficiais daquele dia. Na aeronave, o seqüestrador fez o comandante seguir rumo a Brasília para “acertar as contas com o governo”, como ele mesmo insistia.
Pelo rádio, a torre de controle recebe do comandante, a informação que o combustível estava acabando e a aeronave poderia despencar de uma altura de 10.000 metros.
  
Sem esperanças
 
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica chegou a redigir um rascunho lamentando a tragédia, pois não havia chances teóricas da aeronave pousar com segurança.

O Fim do Combustível
 
 O Comandante Murilo, ferido após o sequestro

O comandante Fernando Murilo, 41 anos, com aproximadamente 12.000 horas de vôo, era um homem tranqüilo, o que foi crucial para o domínio da situação. Em nenhum momento, Fernando usou a palavra “seqüestrador” no rádio, com sabedoria, se dirigia a Raimundo como passageiro.
Fernando alertou sobre a possibilidade de a aeronave cair por falta de combustível, mas Raimundo não estava preocupado e pediu para não pousar no aeroporto de Brasília. Quando também passou próximo ao aeroporto de Anápolis (GO), novamente o comandante fez o alerta, porém, o seqüestrador impediu novamente o pouso com uma arma apontada para a cabeça de Fernando.

O Herói
 Já em Goiânia, o comandante blefou e disse para Raimundo que um dos motores iria parar, pois o combustível já estava no fim e que, por isso, a aeronave iria cair de nível.
Na verdade, Fernando desligou um dos motores, o que fez o avião desnivelar em 180 graus. Com a manobra, o comandante fez uma aterrissagem de emergência e salvou os passageiros de uma queda que iria realmente acontecer em algumas horas, se não fosse a habilidade do piloto.

 

Negociações
Com ao avião pousado, na pista do aeroporto Santa Genoveva, o seqüestrador começou a negociar uma fuga. No início ele pediu mais combustível para chegar até Brasília, depois solicitou uma fuga em um caça Mirage, mas por fim aceitou fugir em um avião Bandeirantes.
Por parte dos órgãos de segurança, a negociação apenas tinha o objetivo de retirar Raimundo da aeronave, ou seja, não passava de um teatro.

Fim do Seqüestro
 
Às 19hs, o seqüestrador desce a escada da aeronave com o comandante em feito “escudo”. Logo depois, os agentes de Elite da Polícia Federal que estavam espalhados pela pista atiraram e acertaram 3 tiros no rins de Raimundo. Um dos tiros pegou na perna do comandante.Era o final de um seqüestro de 8 horas de duração.

O Final Poderia ser Diferente
A tentativa de matar o seqüestrador,  quase custou à vida do comandante que foi considerado herói pelos passageiros e por todos que acompanhavam o desfecho da história. Talvez, se Raimundo tivesse embarcado em um vôo direto de Belo Horizonte para Brasília, o final poderia ter sido tráfico.

Verdade ou Mentira
Na época, o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Romeu Tuma, informou que o Palácio do Planalto poderia ser um dos alvos do seqüestrador, mas depois a informação foi negada. Alguns acreditam que o objetivo de negar o alvo foi uma tática para evitar outras pessoas tentassem fazer o mesmo se inspirando em Raimundo.
No entanto, outros afirmam que o seqüestrador nunca teve a idéia de jogar a aeronave em um prédio público, essa seria apenas uma justificativa para matar Raimundo e evitar que fosse tido com um herói pelos brasileiros. Raimundo Nonato morreu dias depois, vítima de uma infecção por anemia falciforme, sem relação com os tiros, segundo o legista Badan Palhares, mas houve quem duvidasse da versão.

Fonte: http://telacrente.org/2011/06/tudo-sobre-sequestro-vasp-375/

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mensagens Subliminares

Você já deva ter ouvido falar sobre mensagens subliminares, tem uma noção ou talvez nem saiba o que é, mas ainda existem pessoas que fazem muita confusão sobre este assunto.

Mensagem Subliminar não é necessariamente coisa do demo, satânica ou muito menos uma espécie de "macumba gráfica" para conseguir coisas ou controlar as pessoas. Pelo menos ela não funciona desse jeito.

O princípio de tudo está em nosso subconsciente, que registra fielmente tudo em nossa vida, o que vemos, sentimos, pensamos, sonhamos, ouvimos, falamos... Tudo.

Antes, vamos a uma breve explicação do que é Mensagem Subliminar:


"As Mensagens Subliminares são usadas quase que sempre para
fins publicitários, e resumem-se na tentativa de passar uma informação ou idéia
para um grupo de pessoas, de uma maneira abaixo do nível do consciente."
 

Melhor explicando, a mensagem, quando passada abaixo do nível consciente, passa a ser aceita pela pessoa que a recebe pois não encontra resistência ou oposição, que é criada por nós apenas quando estamos no estado consciente. Um exemplo disso é o sono. Quando sonhamos, deixamos nosso estado consciente e aceitamos tudo como se fosse real, sem oferecer resistência ou oposição.

É assim que a mensagem subliminar funciona. Posso dar um exemplo: Você, quando jovem, soube que existia o sexo e logo viu que era uma coisa boa. E assim ficou no seu subconsciente, sexo é uma coisa boa. OK, mas logo vieram te dizer que era para esquecer isso, que sexo era uma coisa feia. Simplesmente "enterraram" (bloquearam) a informação anterior de que sexo era uma coisa boa. E esse bloqueio ficou no seu inconsciente, uma espécie de co-piloto.

Sendo assim, a mensagem subliminar ultrapassa essas barreiras do consciente e do inconsciente e vai direto à informação de que ela necessita (no caso, de que sexo é uma coisa boa), que se encontra no nosso subconsciente, que tudo registra fielmente, não obtendo resistência ou oposição.

A mensagem subliminar pode ser inserida em vários meios: vídeos, músicas, figuras e até em textos. Abaixo vemos exemplos de diversas mensagens subliminares:
 
A Pequena Sereia

Essas mensagens subliminares foram encontradas na versão americana da capa desse filme.




Aí está o detalhe do pênis da capa.

Pelo o que eu li na Internet a respeito do pênis, tudo não passou de um mal entendido. O desenhista realmente desenhou algo que parecia um pênis na capa mas, como ele mesmo disse, ele terminou o desenho quatro da madrugada e não percebeu o que tinha feito.


Essa é outra subliminar encontrada no filme A Pequena Sereia. Na cena do casamento dá pra ver que o padre está com seu membro ereto.


O Rei Leão


Esse é talvez o caso mais famoso das subliminares da Disney. Na parte do filme em que Simba cai sobre as flores, levanta-se uma poeira e, em menos de um segundo (apenas alguns quadros), a poeira forma a palavra SEX, sexo em inglês, não sendo possível ser percebida pelo nosso consciente em tempo normal.


Bernardo e Bianca


Essa é uma mensagem subliminar que foi inserida no filme Bernardo e Bianca. Você pode ver que em uma das janelas, que está ao fundo, foi inserida, em apenas alguns quadros, a foto de uma mulher seminua, não podendo ser percebida na velocidade normal do filme.


 HQ Horácio

Possível subliminar encontrada em uma HQ do Horácio. No último quadrinho se vê as montanhas formando uma mulher nua.


As falas no último quadrinho:


— Não sei o que deu em você pra só dormir no alto daquela montanha, Horácio!
— Nem eu! Mas eu acordo tão bem revitalizado!


George W. Bush
Na primeira campanha de Bush à presidência americana foi encontrada uma possível mensagem subliminar. Dizem que quando apareceu a palavra "democrats" (democratas), partido de Al Gore, seu adversário, as quatro últimas letras, "rats" (ratos), apareceram maiores, associando subliminarmente a idéia de que "democratas são como ratos".

 
 Suástica na FIFA - Alusão ao nazismo !

No segundo plano, o signo nazista foi meticulosamente inserido diversas vezes no fundo, e assim enviado ao nível subconsciente. Esta programação visual foi elaborada para atingir bilhões de pessoas em todo planeta, durante o sorteio da Copa do Mundo de 2002 que se realizou no dia 02 de dezembro de 2001.

Coca-Cola

Veja só: pegue o logotipo da Coca-Cola (o mesmo da garrafa)...


...viramos ao contrário, e...


...lemos a mensagem "alo Diabo".


Outra subliminar pode ser vista quando viramos novamente o logotipo. Dá para se ver alguém fumando o que parece ser um baseado:


Outra subliminar: no logotipo podemos a imagem de um homem provavelmente tomando uma Coca-Cola.


Essa subliminar foi encontrada no site da Coca-Cola. Veja bem, a figura mostra luzes saindo de trás das silhuetas da garrafa do refrigerante, mas na parte inferior essas luzes estão maiores:


Talvez uma parceria Coca-Cola-Mac Donald's...


Outra subliminar foi encontrada por um visitante. Um homem branco cuspindo em um homem negro.

  
Guaraná Antactica

Dessa possível subliminar eu já sabia há muuuuuito tempo, mas só agora tive a oportunidade de falar dela. Pra isso, vou me utilizar da foto de uma latinha do tal Guaraná Antarctica, embora essa possível subliminar possa ser encontrada nas garrafas também.


No logotipo podemos ver o desenho do que seriam as frutas do guaraná (pra quem não sabe, ele é uma fruta). Elas formam uma mulher, com seu abdômen, seios e cabelos.

Homem Aranha
No filme do Homem Aranha existe uma possível subliminar do Mac Donald's. Primeiro vemos, em uma cena, a palavra EAT (comer, em inglês)...


...e logo a seguir, numa cena seguinte, vemos um letreiro do Mac Donald's.


Está rolando aí pela net que o sinal (ou seja lá o que isso for) que o Homem Aranha faz é o mesmo que os roqueiros fazem para representar o diabo e que isso seria uma mensagem subliminar.



Rede Globo
Esse logotipo era exibido pela Globo há alguns anos atrás.


Abaixo o que seria a subliminar.

Mac Donalds

Essa possível subliminar foi encontrada numa embalagem do MacLanche Feliz.

Pepsi

Segundo o que me consta, no ano de 90, a Pepsi lançou uma série especial e limitada de embalagens, diferentes da convencional da época. Em uma dessas novas embalagens estava inserida subliminarmente a palavra SEX, sexo em inglês.

Nova Schin
Essa subliminar foi encontrada no comercial de televisão da Nova Schin pela ONG Mensagem Subliminar. No comercial, um cara diz algo no ouvido de Zeca Pagodinho e, embora não desse para ouvir, ainda dava para ler os lábios dele enquanto dizia: "tu experimente isso aí agora — cara — ou eu pego essa garrafa e enfio no teu rabo!". Segundo ONG Mensagem Subliminar, Zeca Pagodinho representaria o povo brasileiro no comercial.


 
Leia agora a matéria veiculada no site estadao.com.br sobre a subliminar:

"Promotora quer que empresas expliquem propaganda
A promotora de Justiça do Consumidor, Deborah Pierri, pediu que a Schincariol e a Fischer América Comunicação Total prestem informações sobre a propaganda da Nova Schin. A ONG "Mensagem Subliminar" está acusando as empresas de fazer propaganda abusiva.

De acordo com a ONG, o personagem que pede para o cantor Zeca Pagodinho experimentar a cerveja diz no ouvido dele: "tu experimente isso aí agora — cara — ou eu pego essa garrafa e enfio no teu rabo!". Apesar das palavras estarem inaudíveis na propaganda, a promotora quer que as empresas se pronunciem sobre o diálogo.

Segundo Deborah, não se pode admitir que palavras de baixo calão sejam usadas em um comercial porque ferem a dignidade da pessoa. Se ficar comprovado o uso dessas palavras, a promotora deve pedir um termo de ajustamento para veiculação da propaganda. Se não for atendido o pedido, a promotora entrará com uma ação civil pública contra as empresas." 
 
 
MTV
Uma vinheta antiga da MTV piscava fotos eróticas que duravam frações de segundo na tela.



Segundo o que me consta, a MTV Brasil reconheceu que haviam mensagens subliminares na vinheta e afirmou que foram fruto do trabalho de um estagiário (que foi demitido) e teve que pagar sete milhões e meio de reais de multa por isso, um real por cada telespectador que assistiu à vinheta.

Matrix

Um merchandising subliminar. Dá pra se ver uma propaganda da HP (Hewlett Packard) no filme, mas passa tão rápido que seria inútil inserir a propaganda como forma de merchandising, a não ser se fosse uma mensagem subliminar. Aí está a cena, veja:


E aí está a subliminar:


Outra cena:


Silêncio dos Inocentes

No cartaz do filme Silêncio dos Inocentes, mulheres nuas formam um crânio.

Simbolo da Copa do Mundo de 2014

A imagem parece com Chico Xavier psicografando.


Gucci
Essa subliminar é bem conhecida pelos que acessam sites de mensagem subliminar pela net. Pelo o o que eu já li a respeito, a imagem abaixo estava em uma propaganda (ou coisa do tipo) da Gucci. Nela você pode ver quatro flores meio psicodélicas, uns insetos, um pássaro. E mais o que?


A palavra SEX, sexo em inglês.


Fonte: http://www.mensagens-subliminares.kit.net