quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Dicionário de Baianês

Pequena mostra do dialeto baianês, para os turistas que irão curtir o nosso carnaval, não "passar batido".

Pasar Batido - passar ligeiro, rápido, não entender algo facilmente.
A facão -
algo feito na marra, de qualquer maneira.
A migué - idem.
A toa - parad0
Armengue - improviso, gambiarra; pessoa ou coisa feia.
Bora ? - Vamos ? (bora brincar ?).
Botar pilha - estimular.
Cacetinho - pão de sal pequeno (50g).
Cair matando - comer tudo, dar porrada.
Canguinha- pão-duro, avarento.
Chamar Raul - vomitar.
Colé, meu bródi! - Olá, amigo.
Fazer o Balão - realizar o retorno (no trânsito).
Colé, misera! - Olá, amigo.
Colé, meu peixe - Olá, amigo.
Diga aê, disgraça! - Olá, amigo.
Digái, negão! - Olá, amigo. (independente da cor do amigo)
E aí, viado! - Olá, amigo. (independente da opção sexual do amigo)
E aê, meu rei!? - Olá amigo.
Fim-de-linha - ponto final de ônibus.
Ô, véi! - Olá amigo.
Diga, mô pai! - Oi para você também, amigo!
Colé de mêrmo? - Como vai você?
É niuma, miserê - Sem problemas, amigo..
Lavar a jega - se dar bem.
Relaxe mô fiu - Sem problemas, amigo.
Cê tá ligado qui cê é minha corrente, né vei? - Você sabe que é meu bom amigo, não é?
Bó pu regui, negão? - Vamos para a festa, amigo?
Aí cê me quebra, né bacana - Aí você me prejudica, não é meu amigo?
Aooonde! - Não mesmo!
Vô quexá aquela pirigueti - Vou paquerar aquela garota.
Vô cumê água- Vou beber (álcool)..
Colé de mermo? - O que é que você quer mesmo? (Caso notável de compactação!)
Eu tô ligado que cê tá ligado na de colé de merma - Estou ciente do seu conhecimento a respeito do assunto.
O brother tirou uma onda da porra ! - O cara 'se achou'.
Tá me tirando de otário é? - Está me fazendo de bobo?
Se plante! - Fique na sua.
Se bote ae, vá! - Chamada ao combate físico.
Motô - motorista de ônibus.
Mangar - sacanear (Cê tá mangando de mim..).
Na tora - na força, na marra.
Na pipoca - brincar o carnaval, sem ser em bloco.
Eu me saí logo - Eu evitei a situação.
Queixar - tentar namorar, cantar alguém; pedir algo na maior cara de pau.
Quente-frio - garrafa térmica.
Oxe! - Todo baiano usa essa expressão para tudo, mas um forasteiro nunca acerta quando usa.
Lá ele!' ou 'Lá nele' - Eu não, sai fora, ou qualquer outra situação da qual a pessoa queira se livrar ou passar para outro.
Ó paí ó - Olhe para aí, olhe! - É muito usada por aqui, tanto que virou filme, peça teatral, música, marca de refrigerante, água de coco, barzinho, cerveja, igreja....
Num tô comeno reggae! - Não estar acreditando ou dando muita importância.
Eu quero prova e R$ 1,00 de Big-Big! - Não acreditar. O 'Big-Big' é um chiclete muito valorizado por pessoas de todas as classes.
Percata - sandália
Sai do chão! - Frase típica e predileta das bandas de axé. O intuito da mesma é de que indivíduo se agite e curta o som tocado em questão.
Rumaláporra! - Agir violentamente contra alguém ou algo.
Picá a porra! - Agir violentamente contra alguém ou algo..
Rumaládisgraça - Agir violentamente contra alguém ou algo.
'ei, ó o auê aí ô' - tida como unica frase universal a utilizar apenas vogais e ter sentido completo, significa 'parem de baderna.'
Bó batê o baba - Chamar os amigos para uma partida de futebol
Bó pro reggae - Chamar os amigos para a balada
Se lenhar - se dar mal.
Tá ligado ? - entendeu ?
Taquiceiro - taxista.
Tanque - caixa d'água.
Vagal - preguiçoso, vagabundo.
Vate Catar ! - Vá encher o saco de outro !
Zuada - Barulho.

6 comentários:

Delão Mau disse...

Mangar - esta errado o corredo é
manguiar- sacania alguem .

Anônimo disse...

mangar - esta errado
o corredo é manguia = a sacanear
alguem

Anônimo disse...

Mangar está certo também, e realmente significa sacanear.

Anne disse...

Mangar está certo! Na Bahia nós falamos assim...

André Costa disse...

Pelo que eu sei, existe: "mangar"; "manguiar" e até "manguiado".
O cara fez tudo "manguiado" - fez sem destreza, quase o nosso "a facão"; tudo manguiado - feito nas coxas...rs
E tem "manguiar" - que é ficar sacaneando.
Obs. faltou fazer "resenha". rs

Anônimo disse...

Mais nova ki eu ouvi eh:
- Ficar de "RESENHA"!

Trad: Brincar, zuar, não levar as coisas a sério...

xD