quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Amigo Cão !


*Daniel Xavier

O cão doméstico (Canis familiaris) foi um dos primeiros animais a ser domesticado pelo homem. Há mais de 10 mil anos, em época anterior à agricultura, o cão foi importante membro das sociedades tribais humanas. O cão atual foi selecionado a partir do lobo (Canis lupus), seu parente mais próximo em ascendência.

Nosso cão atual, tal como conhecemos, possui aproximadamente 5 mil anos de existência, entretanto é possível identificar mamíferos semelhantes aos cães (miacinos) há 40 milhões de anos, no período Eoceno.

É notável o elo existente entre o homem e o cão no decorrer dos séculos. Juntos há pelo menos 20 mil anos, homem e cão passaram pelas mais diversas adaptações, mudanças e reveses em uma associação ímpar e maravilhosa. Dotado de estupenda inteligência, lealdade e capacidade afetiva, o cão, dentre todos os animais, ganhou a confiança e a amizade do homem no decorrer da história.

Caçando, guerreando, puxando trenós, socorrendo, guardando rebanhos, defendendo o homem e sua família, fazendo rir e chorar, o cão provou sua capacidade através do tempo, solidificando um inquebrável pacto de confiança mútua entre o homem e seu melhor amigo, o cão.

Características da espécie

- Físicas

O cão é um mamífero quadrúpede dotado de pelos por todo o corpo. Possuidor de exímia capacidade para caçar, é um carnívoro e possui dentes adaptados a essea finalidade. Seu olfato é aguçadíssimo (podem sentir o odor de urina diluída em 60 milhões de partes de água). O cão é míope por natureza, além de enxergar somente em preto e branco. Como bom caçador que é, possui excelente audição e reflexos.

- Psicológicas

O cão é um animal muito sociável e gosta de andar em bandos (matilhas). Nestes bandos podem-se observar a presença de hierarquias entre eles. Quando em contato permanente com o homem, o cão normalmente se mostra dócil, sensível, alegre e brincalhão. Normalmente esse animal possui tendência a defender seu território à custa da própria vida, se necessário for.

Assim como o homem, o cão possui sentimentos, sonha, chora, sente dor, alegria, tristeza e stress, sendo portanto sujeito a altos e baixos emocionais de modo semelhante ao homem. Os processos psicológicos da mente canina são semelhantes aos do homem: se for tratado com agressividade, será agressivo; com desprezo, desprezará; com complexos, ficará complexado; com carinho e amor, retribuirá da mesma forma.

Lembre-se: seu cão é um ser vivente dotado de inteligência.

*Daniel Xavier é médico veterinário (CRMV-BA 1444) da Clínica Unidog, em Salvador-BA

Fonte: http://aqueimaroupa.com.br/?p=24132#more-24132

Um comentário:

Unknown disse...

Dr Daniel Xavier é um excelente medico veterinário. Nota 1000