sábado, 21 de maio de 2011

Comparação entre o Pagode Baiano e o Funk Carioca



Após diversas análises sócio-econômico-musicais levando em conta a Teoria Evolucionista de Darwin, os modelos macro-econômicos voltados para a Globalização juntamente com as modernas técnicas de Comunicação e Marketing, pode-se chegar à conclusão lógica de que a nova onda do FUNK CARIOCA na verdade é a evolução natural do PAGODE BAIANO.


Vejamos as principais evidências desse processo:


1- HARMONIA

PAGODE: três a quatro acordes musicais que se repetem indefinidamente até a idiotização total. Dezenas de músicos de pagode estão processando seus empresários por causa da L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo)
FUNK: foi eliminada por ser totalmente desnecessária no contexto: após meia hora de exposição, o cérebro pagodeiro não mais processa as informações harmônicas. Prova disso é que um cantor de pagode podia gritar "Segura a percussão! " e passar 2 horas nessa enrolação sem ninguém dar conta.

2 - MELODIA

PAGODE: uma única linha melódica, que tenta se encaixar na harmonia. Existem minúsculas alterações de uma música para outra que possibilitava ao pagodeiro mais atento saber que música estava tocando.
FUNK: não existe - foi constatado que 85% dos cantores de pagode desafinavam tanto que os resultados finais eram apenas gritos e sons irreconhecíveis (para os 15 % restantes quem cantava era o backing vocal). Assim não houve nenhuma dificuldade para ex-pagodeiros em evoluir para o funk. Como um funkeiro não sente necessidade de saber quem está cantando, todas as "músicas" são absolutamente iguais.

3 - VERSOS

PAGODE: duas estrofes repetidas 4 vezes por minuto.
FUNK: duas frases repetidas 35 vezes por minuto. Esta alteração reduziu o tempo médio de assimilação das letras de 40,8 segundos no pagode para incríveis 5,4 segundos no funk!

4 - LETRAS

PAGODE: não foi encontrada quantidade suficiente para análise.
FUNK: idem.

5 - PALAVRAS CHAVE

PAGODE: bundinha: 5/min, peitinho: 4/min, aê aê iô iô: 3/min.
FUNK: popozão: 17/min, tigrão: 15/min, os mano: 11/min, as mina: 11/min.

6 - DANÇAS

PAGODE: média de 16 simulações de coito por minuto com 2 variações de posição - na frente e atrás.
FUNK: Incrível média de 75 simulações de coito por minuto com 27 variações principais, inspiradas no Kama-Sutra, acrescidas de oral-sado-grupal.

7 - O GRUPO

PAGODE: 1 cantor, 3 dançarinos, 1 guitarrista, 1 baixista, 1 tecladista, 1 baterista, 4 percussionistas, trio de sopro. Total 15 integrantes.
FUNK: 1 cantor, 1 dançarino, 1 DJ. Total 3 integrantes. Assim o cachê de um grupo de pagode paga 5 grupos de funk!

A estratégia de mercado é massacrar a concorrência.
Vários artistas surfistas, aqueles que estão sempre pegando a onda mais nova, já estão se preparando:

- Moraes Moreira vai lançar o Frevo-Funk.
- Beto Barbosa criará o Lambafunk.
- É o Tchan lançara o CD É o Tchan no Funk.
- Gretchen lançará um remix funk dos seu maiores hits.
- Padre Marcelo Rossi pregará com o Funk de Jesus.

Todos os 7 empresários de pagode da Bahia estão pensando em demitir suas 1489 bandas e lançar as maiores revelações do funk da Bahia. Alguns grupos já estão prontos:
- Harmonia do Funk
- Gera-Funk
- Terra-funk
- Gang do Funk
- Companhia do Funk.

Enquanto isso, centenas de cantores e músicos de pagode expulsos da TV, do rádio e das banquinhas de CD's Piratas, já fundaram o Movimento-dos-sem-Mídia e prometem invadir à força os grandes latifúndios improdutivos como o Domingo Legal, Domingão do Faustão, Raul Gil e Xuxa Park.

Só nos resta aguardar a próxima etapa no processo evolutivo do pagode-funk.

Fonte: http://astrologiko.vilabol.uol.com.br/5_193.htm

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