quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Metrô de Salvador completa 12 anos sem sair do papel

alt

Uma celebração nada especial está agendada para esta quinta-feira (11), em Salvador. A data foi escolhida como o aniversário de 12 anos de um “verdadeiro conto do vigário”, motivo de risos e piadas principalmente entre os moradores da capital: o início metrô de Salvador. De 1999 para cá, os 12 km do trasporte urbano ainda não foram concluídos.

Por isso, e aproveitando o Dia do Estudante celebrado também nesta quinta, uma manifestação foi agendada por estudantes pela internet para relembrar a triste história. O local escolhido foi o canteiro do Bonocô, às 16h30. Segundo Cícero Cotrim a ideia do movimento surgiu após uma discussão com um dos seus professores sobre o absurdo do caso, que inclusive, já foi alvo de CPI.


Vale lembrar que em 2010, a Polícia Federal encontrou indícios de irregularidades envolvendo as empresas do consórcio responsável pela construção do metrô, a Metrosal. Foram diagnosticados desperdício de recursos púbicos, superfaturamento, falhas na licitação e execução dos trabalhos, o que obrigou investigação pelo Ministério Público Federal e a abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa da Bahia.

Nem o Ministério Público nem os parlamentares obtiveram sucesso nas investigações, pois o Supremo Tribunal de Justiça considerou ilegais as provas adquiridas por meio de escutas telefônicas. O processo de investigação atualmente corre em segredo de justiça.

Fonte:http://portalmk.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=998:metro-de-salvador-completa-12-anos-sem-sair-do-papel&catid=38:noticias-geral&Itemid=76

Nenhum comentário: