terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mensagens Subliminares

Você já deva ter ouvido falar sobre mensagens subliminares, tem uma noção ou talvez nem saiba o que é, mas ainda existem pessoas que fazem muita confusão sobre este assunto.

Mensagem Subliminar não é necessariamente coisa do demo, satânica ou muito menos uma espécie de "macumba gráfica" para conseguir coisas ou controlar as pessoas. Pelo menos ela não funciona desse jeito.

O princípio de tudo está em nosso subconsciente, que registra fielmente tudo em nossa vida, o que vemos, sentimos, pensamos, sonhamos, ouvimos, falamos... Tudo.

Antes, vamos a uma breve explicação do que é Mensagem Subliminar:


"As Mensagens Subliminares são usadas quase que sempre para
fins publicitários, e resumem-se na tentativa de passar uma informação ou idéia
para um grupo de pessoas, de uma maneira abaixo do nível do consciente."
 

Melhor explicando, a mensagem, quando passada abaixo do nível consciente, passa a ser aceita pela pessoa que a recebe pois não encontra resistência ou oposição, que é criada por nós apenas quando estamos no estado consciente. Um exemplo disso é o sono. Quando sonhamos, deixamos nosso estado consciente e aceitamos tudo como se fosse real, sem oferecer resistência ou oposição.

É assim que a mensagem subliminar funciona. Posso dar um exemplo: Você, quando jovem, soube que existia o sexo e logo viu que era uma coisa boa. E assim ficou no seu subconsciente, sexo é uma coisa boa. OK, mas logo vieram te dizer que era para esquecer isso, que sexo era uma coisa feia. Simplesmente "enterraram" (bloquearam) a informação anterior de que sexo era uma coisa boa. E esse bloqueio ficou no seu inconsciente, uma espécie de co-piloto.

Sendo assim, a mensagem subliminar ultrapassa essas barreiras do consciente e do inconsciente e vai direto à informação de que ela necessita (no caso, de que sexo é uma coisa boa), que se encontra no nosso subconsciente, que tudo registra fielmente, não obtendo resistência ou oposição.

A mensagem subliminar pode ser inserida em vários meios: vídeos, músicas, figuras e até em textos. Abaixo vemos exemplos de diversas mensagens subliminares:
 
A Pequena Sereia

Essas mensagens subliminares foram encontradas na versão americana da capa desse filme.




Aí está o detalhe do pênis da capa.

Pelo o que eu li na Internet a respeito do pênis, tudo não passou de um mal entendido. O desenhista realmente desenhou algo que parecia um pênis na capa mas, como ele mesmo disse, ele terminou o desenho quatro da madrugada e não percebeu o que tinha feito.


Essa é outra subliminar encontrada no filme A Pequena Sereia. Na cena do casamento dá pra ver que o padre está com seu membro ereto.


O Rei Leão


Esse é talvez o caso mais famoso das subliminares da Disney. Na parte do filme em que Simba cai sobre as flores, levanta-se uma poeira e, em menos de um segundo (apenas alguns quadros), a poeira forma a palavra SEX, sexo em inglês, não sendo possível ser percebida pelo nosso consciente em tempo normal.


Bernardo e Bianca


Essa é uma mensagem subliminar que foi inserida no filme Bernardo e Bianca. Você pode ver que em uma das janelas, que está ao fundo, foi inserida, em apenas alguns quadros, a foto de uma mulher seminua, não podendo ser percebida na velocidade normal do filme.


 HQ Horácio

Possível subliminar encontrada em uma HQ do Horácio. No último quadrinho se vê as montanhas formando uma mulher nua.


As falas no último quadrinho:


— Não sei o que deu em você pra só dormir no alto daquela montanha, Horácio!
— Nem eu! Mas eu acordo tão bem revitalizado!


George W. Bush
Na primeira campanha de Bush à presidência americana foi encontrada uma possível mensagem subliminar. Dizem que quando apareceu a palavra "democrats" (democratas), partido de Al Gore, seu adversário, as quatro últimas letras, "rats" (ratos), apareceram maiores, associando subliminarmente a idéia de que "democratas são como ratos".

 
 Suástica na FIFA - Alusão ao nazismo !

No segundo plano, o signo nazista foi meticulosamente inserido diversas vezes no fundo, e assim enviado ao nível subconsciente. Esta programação visual foi elaborada para atingir bilhões de pessoas em todo planeta, durante o sorteio da Copa do Mundo de 2002 que se realizou no dia 02 de dezembro de 2001.

Coca-Cola

Veja só: pegue o logotipo da Coca-Cola (o mesmo da garrafa)...


...viramos ao contrário, e...


...lemos a mensagem "alo Diabo".


Outra subliminar pode ser vista quando viramos novamente o logotipo. Dá para se ver alguém fumando o que parece ser um baseado:


Outra subliminar: no logotipo podemos a imagem de um homem provavelmente tomando uma Coca-Cola.


Essa subliminar foi encontrada no site da Coca-Cola. Veja bem, a figura mostra luzes saindo de trás das silhuetas da garrafa do refrigerante, mas na parte inferior essas luzes estão maiores:


Talvez uma parceria Coca-Cola-Mac Donald's...


Outra subliminar foi encontrada por um visitante. Um homem branco cuspindo em um homem negro.

  
Guaraná Antactica

Dessa possível subliminar eu já sabia há muuuuuito tempo, mas só agora tive a oportunidade de falar dela. Pra isso, vou me utilizar da foto de uma latinha do tal Guaraná Antarctica, embora essa possível subliminar possa ser encontrada nas garrafas também.


No logotipo podemos ver o desenho do que seriam as frutas do guaraná (pra quem não sabe, ele é uma fruta). Elas formam uma mulher, com seu abdômen, seios e cabelos.

Homem Aranha
No filme do Homem Aranha existe uma possível subliminar do Mac Donald's. Primeiro vemos, em uma cena, a palavra EAT (comer, em inglês)...


...e logo a seguir, numa cena seguinte, vemos um letreiro do Mac Donald's.


Está rolando aí pela net que o sinal (ou seja lá o que isso for) que o Homem Aranha faz é o mesmo que os roqueiros fazem para representar o diabo e que isso seria uma mensagem subliminar.



Rede Globo
Esse logotipo era exibido pela Globo há alguns anos atrás.


Abaixo o que seria a subliminar.

Mac Donalds

Essa possível subliminar foi encontrada numa embalagem do MacLanche Feliz.

Pepsi

Segundo o que me consta, no ano de 90, a Pepsi lançou uma série especial e limitada de embalagens, diferentes da convencional da época. Em uma dessas novas embalagens estava inserida subliminarmente a palavra SEX, sexo em inglês.

Nova Schin
Essa subliminar foi encontrada no comercial de televisão da Nova Schin pela ONG Mensagem Subliminar. No comercial, um cara diz algo no ouvido de Zeca Pagodinho e, embora não desse para ouvir, ainda dava para ler os lábios dele enquanto dizia: "tu experimente isso aí agora — cara — ou eu pego essa garrafa e enfio no teu rabo!". Segundo ONG Mensagem Subliminar, Zeca Pagodinho representaria o povo brasileiro no comercial.


 
Leia agora a matéria veiculada no site estadao.com.br sobre a subliminar:

"Promotora quer que empresas expliquem propaganda
A promotora de Justiça do Consumidor, Deborah Pierri, pediu que a Schincariol e a Fischer América Comunicação Total prestem informações sobre a propaganda da Nova Schin. A ONG "Mensagem Subliminar" está acusando as empresas de fazer propaganda abusiva.

De acordo com a ONG, o personagem que pede para o cantor Zeca Pagodinho experimentar a cerveja diz no ouvido dele: "tu experimente isso aí agora — cara — ou eu pego essa garrafa e enfio no teu rabo!". Apesar das palavras estarem inaudíveis na propaganda, a promotora quer que as empresas se pronunciem sobre o diálogo.

Segundo Deborah, não se pode admitir que palavras de baixo calão sejam usadas em um comercial porque ferem a dignidade da pessoa. Se ficar comprovado o uso dessas palavras, a promotora deve pedir um termo de ajustamento para veiculação da propaganda. Se não for atendido o pedido, a promotora entrará com uma ação civil pública contra as empresas." 
 
 
MTV
Uma vinheta antiga da MTV piscava fotos eróticas que duravam frações de segundo na tela.



Segundo o que me consta, a MTV Brasil reconheceu que haviam mensagens subliminares na vinheta e afirmou que foram fruto do trabalho de um estagiário (que foi demitido) e teve que pagar sete milhões e meio de reais de multa por isso, um real por cada telespectador que assistiu à vinheta.

Matrix

Um merchandising subliminar. Dá pra se ver uma propaganda da HP (Hewlett Packard) no filme, mas passa tão rápido que seria inútil inserir a propaganda como forma de merchandising, a não ser se fosse uma mensagem subliminar. Aí está a cena, veja:


E aí está a subliminar:


Outra cena:


Silêncio dos Inocentes

No cartaz do filme Silêncio dos Inocentes, mulheres nuas formam um crânio.

Simbolo da Copa do Mundo de 2014

A imagem parece com Chico Xavier psicografando.


Gucci
Essa subliminar é bem conhecida pelos que acessam sites de mensagem subliminar pela net. Pelo o o que eu já li a respeito, a imagem abaixo estava em uma propaganda (ou coisa do tipo) da Gucci. Nela você pode ver quatro flores meio psicodélicas, uns insetos, um pássaro. E mais o que?


A palavra SEX, sexo em inglês.


Fonte: http://www.mensagens-subliminares.kit.net

Nenhum comentário: