sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os 10 bandidos mais procurados na Bahia

Veja os 10 bandidos mais procurados pela polícia no estado


Bruno Wendell | Redação CORREIO

Homicidas, ladrões, sequestradores, traficantes. Muitas vezes eles respondem por mais de uma dessas qualificações. Alguns são tidos atualmente como os maiores inimigos da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia pelo requinte de crueldade com que executam seus desafetos. Outros, pela capacidade de planejar e efetuar grandes assaltos.

Eles encabeçam a lista dos mais procurados pela polícia baiana e suas fotos estão estampadas em cartazes distribuídos em todas as unidades policiais, aeroportos, Polícia Federal, além de divulgados no site da SSP (www. ssp.ba.gov.br).

A posição de número um do ranking é ocupada pelo traficante, assaltante e homicida César Dantas de Resende, mais conhecido no meio policial como “César Lobão”, 39 anos.


César Dantas de Resende, o 'César Lobão'
Homicida, assaltante e traficante


Apesar de sua ficha criminal extensa, ele ficou “famoso” ao liderar a chacina do Alto das Pombas, ocorrida em junho de 2008. Na ocasião, quatro rivais foram fuzilados e dois inocentes ficaram feridos.

Tido como um criminoso frio e calculista, César Lobão é o sucessor de Eberson Souza Santos, o “Pitty”, morto num suposto confronto com policiais civis e militares em agosto de 2007, no município de Candeias.

As quatro pessoas mortas seriam integrantes da quadrilha de Averaldo Ferreira da Silva Filho, o “Averaldinho”, braço direito do também traficante Genilson Lino da Silva, o “Perna”, que cumpre pena no Presídio de Catanduvas (PR).

Domínio
Foragido da Justiça, César Lobão teve a prisão preventiva decretada pela comarca de Lauro de Freitas por assaltos a bancos, em 2006. Anteriormente, ele havia passado pelo Presídio Salvador e Penitenciária Lemos Brito, ambos localizados no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro da Mata Escura. Reincidente, em 1994, cumpriu pena por assaltos a bancos em Simões Filho.

Ele também já foi preso por tráfico de drogas pela Polícia Federal e na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), e por assalto na Delegacia de Repressão a Furtose Roubos (DRFR) e 23ª Delegacia (Lauro de Freitas). Segundo a Polícia, o discípulo vem mantendo o mesmo modelo deixado por “Pitty”: estabelece parcerias com traficantes locais em troca de proteção e, com isso, aumenta o poder de sua atuação.

Quando há resistência por parte de traficantes locais, o bando usa da força para tomar os pontos- de-venda de drogas. Embora haja indícios de que o grupo controle bocas-de-fumo na Cidade Nova, Boca do Rio, Federação, Santa Cruz e Nordeste de Amaralina, o atual “inimigo número um” da polícia estaria fora do estado.

Chacina
Também remanescente do bando de “Pitty”, Luís Chagas da Silva, 31, conhecido como‘Já’, ocupa o segundo lugar da lista. Ele, que responde processos por tráfico de drogas, assalto e homicídio, escapou do Presídio Salvador (antiga Casa de Detenção), juntamente com “Pitty”, em 26 de junho de 2007. Na ocasião, eles e outros cinco detentos teriam escapado por um buraco no muro durante o banho de sol. O curioso é que nenhum agente carcerário percebeu sequer a abertura no muro.


Luís Chagas da Silva, o 'Já'
Homicida, assaltante e traficante


A terceira posição é ocupada por Bárbara dos Santos Nascimento, a “Santinha”, 49, que possui mandados de prisão por tráfico de entorpecentes expedidos pelas 23ª Delegacia e 26ª DP (Vila de Abrantes).


Bárbara dos Santos Nascimento, conhecida como 'Santinha'
Traficante

Acusada de manter várias bocas-de-fumo em Itinga, Portão e outras regiões de Lauro de Freitas, município da região metropolitana de Salvador, ela é mãe do traficante Renildo dos Santos Nascimento, o “Aladim”, que se encontra preso no Complexo Penitenciário e é tido pela polícia como o principal responsável pela chacina de Mussurunga, a segunda maior já realizada no país, onde sete trabalhadores, sem ligação como crime, foram fuzilados,em junho do ano passado. A matança foi fruto de uma vingança contra grupos rivais. A mãe e o filho eram ligados a “Pitty”.

Em seguida no ranking está Fábio da Silva Oliveira, apelido de “Binho”, considerado o maior ladrão de cargas em atividade na Bahia. Ele coleciona seis inquéritos e dois processos por roubos realizados em Feira de Santana, além de ser suspeito de participar de sequestros.


Fábio da Silva Oliveira, o 'Binho'
Assaltante


‘Na Bahia, não há crime organizado’, diz delegado
Assim como acontece nos morros cariocas, com a morte ou prisão de líderes do tráfico, as quadrilhas são comandadas por integrantes tidos como a “segunda pessoa” do bando, a exemplo de César Lobão, que hoje lidera os remanescentes de Pitty, e Maurício Vieira da Silva, o “Maurício Cabeção”, que está custodiado na Unidade Especial Disciplinar (UED) e, mesmo assim, comanda o grupo de “Perna”.

Mas as quadrilhas estão longe de se tornarem facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PPC), de São Paulo, e o Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro. Pelo menos é a opinião do delegado Maurício Teles, da Superintendência de Inteligência da Polícia Civil.

“Na Bahia, não temos crime organizado. A estrutura do PCC e do CV prevê, por exemplo, lucro iminente para infiltração na máquina pública, lavagem de dinheiro e compra de advogados. Na maioria das vezes, os ‘soldados do tráfico’ nem sabem para quem trabalham. Aqui, temos quadrilhas organizadas, que se associam a outras para um único fim: terem o controle do tráfico de drogas”, explica Teles.

Para ele, a estrutura organizacional das quadrilhas locais ainda é primária. “A pirâmide está dividida em três escalões: o primeiro é composto pelos líderes. Os testas-de-ferro estão no segundo patamar. Por último, os traficantes locais”. Já as facções criminosas possuem uma pirâmide bem mais complexa.

O ponto mais alto é de um chefe do tráfico; um adjunto mais abaixo; pelo menos um extorquista de drogas; vários gerentes, cada um com um contigente enorme de vendedores; e, por último, a base formada por menores.

Veja outros traficantes mais procurados:



Jucelino Ribeiro dos Santos, conhecido como 'Galinha'
Assaltante



Durval Vilas Boas Barbosa, apelidada de 'Cia'
Traficante e homicida



Daniel Pereira dos Santos, o 'Cuminho'
Traficante



Edmar Silva de Jesus Souza, conhecido como 'Mar'
Homicida e traficante



Fábio Gomes Cartaxo, o 'Patrik' ou 'Galego'
Homicida e assaltante



Antônio dos Santos Souza, conhecido como 'Toinho'
Assaltante


(Notícia publicada na edição impressa de 25/05/2009 do CORREIO DA BAHIA)

4 comentários:

Anônimo disse...

Faltou colokar aii o tal do bhaia
de jacobina

Anônimo disse...

valtou colokar aii o tal do bhaia
matador de policia de são paulo
que ta aii en jacobina
foi prezoo e ta souto

Anônimo disse...

Faltou colocar o FB E O fernandinho Beira-mar!

Anônimo disse...

ESSE MIZERAVI DO JEAN NAO ER NEM PRA TA PRESO POR Q ELE E MANDANTE DE INUMEROS HOMICIDIOS NO SUBURBIO FERROVIARIO ELE E O CABECA DE TUDO JUNTO COM OS SEUS COMPASSAS.JUARES,PAULISTA,KLEBER,LIRINHO,CARLINHO-PITBULL,CHANDINHO,ALEMAO,MAGINO.I DEMAIS,TODOS Q A POLICIA TEM Q CORTA NO ACOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO