terça-feira, 25 de agosto de 2009

BOPE x ROTA



DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE A ROTA E O BOPE

por Décio Leão, Cap PMESP


Algumas pessoas têm curiosidade sobre as diferenças entre as atividades do BOPE (PMERJ) e da ROTA (PMESP). Aproveitando a notoriedade que o Filme Tropa de Elite e atualmente ROTA Comando deram ao assunto, trago aqui texto bem esclarecedor a respeito dessas diferenças.

BOPE e ROTA são unidades policiais muito diferentes, com místicas semelhantes.

A ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) não é uma unidade de operações especiais, se vista dentro do conceito geral de operações especiais. Em São Paulo, as únicas unidades que podem ser consideradas de operações especiais (dentro do conceito doutrinário) é o COE (Comandos e Operações Especiais) e o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais). Ambos são Companhias do 3º Batalhão de Polícia de Choque.


ROTA é o serviço executado pelo 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”, que compreende patrulhamento ostensivo motorizado em apoio às unidades de policiamento territorial. A ROTA atua na chamada “saturação” do policiamento em pontos críticos e seu foco é o patrulhamento nas ruas e avenidas, abordando carros e pessoas suspeitas, além de apoiar as outras viaturas em ocorrências de maior gravidade, como roubos.


As patrulhas (ou equipes) de ROTA são compostas por 4 policiais, sob comando de um sargento, que atuam sempre embarcadas em uma viatura tipo Blazer. A rotina da ROTA é o patrulhamento motorizado, sendo que as incursões em favelas e outras áreas de risco são feitas em decorrência do patrulhamento e não como uma ação específica, como ocorre com o BOPE. No BOPE, a viatura é apenas um meio de transporte para a patrulha, que atua basicamente realizando incursões a pé nas favelas.


O treinamento da ROTA é também diferente do BOPE. O foco do treinamento da ROTA é a abordagem e busca em veículos e pessoas, identificação veicular, legislação e outros assuntos de policiamento, enquanto que o BOPE é forte nas condutas de patrulhas a pé e combate urbano. Não há um “curso de ROTA” obrigatório e o policial é selecionado a partir da sua conduta diária na unidade, experiência em policiamento e comportamento disciplinar.


Apesar dessas diferenças, a ROTA tem uma mística muito forte, talvez até mais antiga do que o BOPE. Os símbolos da ROTA (a boina preta e o braçal de couro com as letras R-O-T-A douradas) são venerados assim como a caveira é para o BOPE. Na unidade, até se fala em “policial DA ROTA” (aquele que apenas serve na unidade) e o “policial DE ROTA” (aquele que realmente internaliza os valores e a mística da unidade). Assim como no BOPE, os policiais da ROTA têm uma história de luta, combates, sangue e muita dedicação ao serviço. Nesse ponto, pode-se dizer que ROTA e BOPE são unidades-irmãs.


Fonte: http://segurancapublica.net

Nenhum comentário: