terça-feira, 6 de julho de 2010

A maldição da FIFA


Lionel Messi foi um dos destaques individuais da Copa, mas não conseguiu levar sua seleção ao título. Após a derrota sofrida por 4 a 0 para a Alemanha, o argentino amplia a maldição dos melhores do mundo na competição.

Desde 1991, quando a Fifa criou o seu prêmio individual, nenhum eleito no ano anterior à Copa conseguiu vencê-la. Quem “criou” o problema foi o italiano Roberto Baggio. Melhor em 1993, o atacante ajudou a levar a Itália à final do Mundial dos Estados Unidos, mas perdeu o pênalti decisivo contra o Brasil.

Quatro anos depois, foi a vez da seleção verde-amarela sofrer com a maldição. Ronaldo já chegou à França com status de craque, marcou quatro vezes e foi peça importante na campanha do vice-campeonato. Na decisão contra os donos da casa, porém, o camisa 9 teve problemas físicos antes da partida e não impediu a derrota para Zidane e companhia.

Na Coreia do Sul e no Japão, em 2002, Figo era o melhor do mundo. Sua seleção, reconhecidamente coadjuvante, foi pior do que se imaginava. Em um grupo que tinha Coreia do Sul, Estados Unidos e Polônia, Portugal ficou na terceira colocação, com as duas primeiras seleções avançando às oitavas de final.

A maldição seguiu firme em 2006 e atingiu o Brasil de novo. Ronaldinho Gaúcho vinha de dois prêmios consecutivos da Fifa, em 2004 e 2005, mas decepcionou, assim como todo o time de Carlos Alberto Parreira. O meia não marcou uma vez sequer e pouco fez na eliminação diante da França, nas quartas de final.

Agora, a eliminação ofusca uma boa Copa de Messi. Antes da derrota por 4 a 0 diante da Alemanha, o camisa 10 argentino era o líder em dribles por jogo (5,5), terceiro em finalizações (4,8) e o quarto mais acionado (54 passes recebidos) do Mundial, segundo o Datafolha.

Todos os números, porém, não impediram a queda. Dominada pela Alemanha desde o início da partida, a equipe de Messi e companhia ainda buscou a reação no início do segundo tempo, mas foi surpreendida no contra-ataque e caiu com o 4 a 0.

Fonte:http://zonadodenny.blogspot.com/2010/07/maldicao-da-fifa.html

Nenhum comentário: