quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Caminho dos Iluminati



Lendo a Ficcção do autor americano Dan Brown, "Anjos e Demônios", constatata-se a existência de uma seita denominada Iluminati, que fora formada por cientistas, denominados de Iluminados, como Galileu, Michelangelo, dentre outros.

Nesta obra ficcional, esta seita é acusada de tentar extinguir a religião católica, sendo que alguns cardeais que seriam escolhidos para substituir o papa, que havia falecido, são assassinados, nos locais que compoem o Caminho dos Iluminati.

Os locais fazem referências aos quatro elementos (terra, ar, fogo e água), que estão materializadas na obra do artista italiano Bernini, também considerado um iluminati, espalahdos por Roma.

Os monumentos têm sempre um anjo contido, e eles indicam o caminho para se chegar no local onde os Illuminati se reuniam. Todos feitos por Bernini, têm um anjo contido, que apontam para um ponto da cidade. Por mais que tenham dezenas de Igrejas e monumentos em Roma, a referência são obras feitas por Bernini. Os monumentos encontram-se nos 4 cantos de Roma, literalmente cruzando a cidade. Formam uma cruz, e o último indica o local das reuniões.

O primeiro, é a Capela de Chigi(Terra). A estátua de Habacuc e o Anjo aponta para a Praça de São Pedro, onde está a estátua, em baixo relevo e no chão, Elípse West Ponente(Ar). É um anjo que sopra para oeste, apontando para a Igreja de Santa Maria de La Vittoria, onde está a estátua Êxtase de Santa Teresa(Fogo). A flecha do anjo que segura Santa Teresa aponta para a Piazza Navona, onde está a Fonte dos Quatro Rios (Água). Ela representa os quatro principais continentes do mundo cortados por seus principais rios: Rio Nilo (África); Rio Ganges (Ásaia); Rio da Prata (América) e Rio Danúbio (Europa).

Êxtase de Santa Teresa
Êxtase de Santa Teresa
Fonte: http://pitocoviajante.wordpress.com/2009/05/27/caminho-dos-illuminati/

Nenhum comentário: