segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009: Mundo

Quando o ano chega ao fim, é comum relembrar tudo o que aconteceu de bom ou de ruim. Alguns fatos entram para a história, não apenas do ano de 2009, mas da década ou, por que não?, da história da humanidade, como a posse do primeiro presidente negro de uma grande nação ou a morte de um grande ídolo do pop. Veja agora essas e outras notícias que o mundo parou para ver.


Posse de Obama

Washington, 20 de janeiro

A blindagem de dois mandatos do republicano George W. Bush caiu, vazada pelo primeiro negro a ocupar a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama. Com o slogan "Yes, We Can", o agora Nobel da Paz vem confirmando na história uma esperança a ser realizada.


Michael Jackson

Los Angeles, 25 de Junho

Morre o homem, vive o mito. O astro do pop sofreu uma parada cardíaca em sua casa aos 50 anos deixando fãs em estado de choque. Ao menos, o cantor continuará "vivo" no documentário que leva o mesmo nome da turnê "This Is It", que começaria em Londres no mês seguinte à sua morte.


Gripe Suína

O vírus da Influenza A (H1N1) ainda é uma ameaça à humanidade com sistemas imunológicos desprotegidos. Só no Brasil, já foram confirmados 22.565 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) para Influenza A. A doença matou 1528 pessoas entre abril a novembro de 2009, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Para o ano que vem, estão programadas a distribuição de 40 milhões de doses da vacina contra a gripe, priorizando grávidas, idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.


Voo AF 447 da Air France

Costa do Nordeste brasileiro, 1 de junho

O voo AF 447 da Air France que partiu do Rio de Janeiro não chegou a Paris. O avião caiu no mar a mil quilômetros de Natal-RN. Dos 228 passageiros mortos, 58 eram brasileiros. Pistas indicam que houve pane elétrica e despressurização da cabine e o problema das sondas de pitot, responsáveis por captar a velocidade do Airbus 330-200, pode ser a principal causa do acidente.


Ataque Israelense em Gaza

Janeiro de 2009

Sem trégua, o processo de paz entre palestinos e israelenses ainda demora a se completar. Novas ofensivas partiram de Israel para a Faixa de Gaza em resposta ao disparo de foguetes lançados pelo grupo islâmico palestino Hamas. Organizações de direitos humanos fizeram duras críticas aos dois lados por crimes de guerra.


Golpe em Honduras

Tegucigalpa, 28 de junho

Golpe de Estado protagonizado pelo Congresso, Forças Armadas e a Suprema Corte de Honduras destituiu do poder o presidente Manuel Zelaya. Em seu lugar, o conservador Roberto Michelleti assumiu o comando como presidente interino. Depois do exílio, Zelaya voltou ao país e se refugiou na embaixada brasileira, onde permanece. No final de novembro, novas eleições foram realizadas no país. Porfirio Lobo saiu vencedor na disputa, mas alguns governos internacionais, entre eles o brasileiro, não reconhecem a legitimidade das eleições realizadas.


Terremoto na Itália

L'Aquila, 6 de abril

Tremor de 5,8 graus na escala Richter atingiu a região central da Itália, causando a morte de 299 pessoas e deixando milhares de desabrigados. Monumentos e palácios do centro histórico de L'Aquila, capital da região de Abruzzo, ficaram muito danificados.


Crise no Irã

13 de junho

Milhares de pessoas protestaram contra a reeleição do presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, em favor do candidato Mir Houssein Mousavi, cuja derrota foi vista como fraude na contagem dos votos. A morte de um homem a tiros disparados pelas milícias pró-governo tornou a situação ainda mais tensa. A repressão às manifestações fez com que elas ganhassem mais espaço na internet e na mídia internacional.


Olimpíadas 2016

Copenhague, 2 de outubro

O Rio de Janeiro bateu a cidade de Madri na escolha do COI para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Com esse resultado, o Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a ser sede de uma Olimpíada. O discurso do presidente Lula, o lobby da diplomacia brasileira, a consistência do projeto do Rio de Janeiro e o apoio popular foram decisivos para levarem a cidade à vitória.


Usain Bolt

Berlim, agosto de 2009

O jamaicano Usain Bolt voa. Atual campeão olímpico e mundial detém ainda os recordes mundiais nos 100 e 200 metros rasos e no revezamento 4x100m. Seu maior feito foi alcançar a marca de 9s58 no mundial de atletismo de Berlim, configurando-se como o mais veloz da história.

Fonte: http://br.retrospectiva.yahoo.com/2009/mundoparou#oqueomundoparouparaver


Nenhum comentário: