sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13

Entenda o que realmente significa o número 13
Monica Buonfiglio/cidaestilo

Segundo a cultura popular, a sexta-feira 13 é conhecida como "o dia do azar" ou de "usar amuleto no bolso" e está associada à evolução individual de todo ser humano. Para a sociedade pode representar algo maléfico, já que neste mês ficou marcado o fatídico dia em que o rei da França, Filipe o Belo, ordenou prender e matar todos os templários (homens que se dedicavam a proteger os peregrinos que se dirigiam à Terra Santa) sob a acusação de feitiçaria.

Foi em agosto que tiveram início as duas Grandes Guerras Mundiais; as bombas lançadas em Hiroshima e Nagazaki também foram neste mês.

A superstição que envolve a sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento mas, com o tempo, alguns fatos ocorridos nesta data, ano após ano, marcaram este dia, transformando a sexta-feira 13 em um dia onde todos deveriam ter mais cuidado. Uma crença europeia revela que nas "sextas-feiras 13 as bruxas estão soltas".

Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro "o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades. A superstição de evitar 13 convidados à mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio".

A palavra superstição primitivamente significava "vidente ou profeta" e surge como explicação para os fatos que desconhecemos. Quem comemora o aniversário em uma sexta-feira 13 não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos anjos, da sorte e tem sua correspondência com a letra hebraica mem, que representa o renascimento e a liberdade.

Acredite, a superstição e o azar estão ligados apenas à acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação. Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar. Quando tudo dá certo, aí sim somos "sortudos".

Infelizmente, o ser humano socializa apenas os seus fracassos. Devemos lembrar que a superstição está ligada à falta de conhecimento, mas ao nos tornarmos mais conscientes, nossa forma-pensamento se fortalece.

O significado mágico do número 13
O número 13 representa o recomeço, já que é o número do sistema organizado e do término. Este número é o símbolo do determinado e particular, associado à finalização (benéfica).

Ele representa a chave do conjunto fechado (acabado, finalizado). É temido, pois tem a força de gerar algo bom ou ruim. Para os judeus, o 13 é a evolução ou o destino (em direção da morte ou destruição, visto que este é um numero limitado, fazendo com que "todos os esforços sejam interrompidos"). Também é considerado um número marginal, que foge à regra, pois está associado à iniciação. O 13 é a eterna escalada de Sísifo com o rochedo em direção ao alto da montanha.

Décima terceira carta do Tarot - A Morte
O número 13 está associado à lâmina do Tarot - A Morte e é considerada uma das mais intrigantes. Ela sugere transformação, renovação e transmutação. O número 13 é negativo e fatalista para alguns; para outros, é um número de sorte. Esta carta não significa necessariamente uma mudança negativa e pode estar ligada a fatos agradáveis: casamento, nascimento, mudança para outro país etc. Mas é quase sempre o fim de uma antiga forma de vida.

É comum se temer a morte (regeneração espiritual), pois o fim de qualquer ciclo trás consigo um período de tristezas e incertezas. Apegamo-nos ao passado, ainda que já não nos sirva mais; tememos o novo, o futuro desconhecido, ainda que saibamos que represente uma evolução. Assim, podemos dizer que a morte é ao mesmo tempo mudança (para obter) e estabilidade.

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura_dicas.php?id=86150

Nenhum comentário: