A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta terça-feira (14/12) a unificação dos títulos brasileiros de 1959 a 1970. Tal decisão confirma o Bahia como primeiro clube a conquistar um Brasileirão, além de ser reconhecido oficialmente como bicampeão brasileiro. A informação foi dada nesta segunda-feira, 13, no Jornal Nacional, da TV Globo.
Time campeão em 1959 |
Com essa mudança, o Santos, que atualmente conta com dois títulos brasileiros, passará a ter oito conquistas (Taça Brasil de 1961 a 1965 e Roberto Gomes Pedrosa de 1968). O Palmeiras irá dobrar os atuais quatro troféus nacionais, já que também venceu torneios em 1960, 1967 (duas conquistas) e 1969.
Não são apenas os dois times paulistas, no entanto, que serão beneficiados com a decisão da CBF. Com a decisão, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense também passam a contar com um título a mais do que atualmente.
Outra mudança histórica está no primeiro campeão da história do país. O Atlético-MG, que venceu a edição do Campeonato Brasileiro de 1971, perde esse posto para o Bahia, que venceu a Taça Brasil em 1959.
O trabalho de unificação dos títulos foi liderado pelo historiador Odir Cunha, ligado à diretoria do Santos. Após resgatar matérias da época, o profissional elaborou um detalhado dossiê. Com isso, ganhou o apoio dos presidentes de Palmeiras, Cruzeiro, Bahia, Botafogo e Fluminense, que se juntaram para pressionar a CBF.Em novembro, a CBF já havia dado indícios de que poderia acatar o pedido dos clubes. Após encontro com o presidente Ricardo Teixeira, lideranças dos clubes ouviram um parecer otimista do homem que comanda o futebol brasileiro.
"Mandaremos fazer uma análise em cada um dos setores, como o setor técnico, para ver a possibilidade de legalidade dessa iniciativa, que a princípio é factível", afirmou Teixeira, na época do encontro.
8títulos | Palmeiras Santos |
6títulos* | Flamengo* São Paulo |
4títulos | Corinthians Vasco |
3títulos | Fluminense Inter |
2títulos | Bahia Botafogo Cruzeiro Grêmio |
1título* | Atlético-MG Atlético-PR Coritiba Guarani Sport* |
*A CBF considera o Sport campeão de 1987, já que o Flamengo se recusou ao cruzamento dos dois módulos; o UOL considera os dois times campeões daquele ano.
Fonte: http://www.dihitt.com.br/barra/cbf-confirma-esporte-clube-bahia-e-primeiro-campeao-brasileiro
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/12/13/cbf-unifica-titulos-e-santos-e-palmeiras-se-tornam-os-maiores-campeoes-brasileiros.jhtm
Um comentário:
Caros Amigos.
Estou procurando foto do ex-zagueiro Fernando Silva que jogou no Bahia em 1975 e foi campeão.
Jogou também no Vitória em 1972 (campeão)1973, 1974 e 1975 no segundo semestre.
Desse período no Vitória em tenho várias fotos.
Jogou também no Flu de Feira (1976/1977) e Leônico (1978/1979). Encerrou a carreira em 1980.
Não tenho fotos também do Flu de Feira.
Do Leônico teu tenho.
Todas estas fotos e as que já estão em meu poder: Juventus/SP categoria de base e profissional até 1968, Vasco do Rio 1968/1979 e Bangu 1970/1971, eu enviarei para completar no site do Milton Neves - que fim levou - e no site do bairro onde o Fernando nasceu (Água Rasa/SP)
Site: www.boleirosdaaguarasa.com
CURIOSIDADE: O Fernando Silva é o mesmo Fernando que em novembro de 1969 deu um tranco no rei Pelé dentro da área e o juiz pernambucano Manoel Amaro de Lima (falecido em novembro/2009 em São Paulo) deu um pênalti inexistente e gerou o milésimo gol do Rei.
(Vasco 1 x 2 Santos - 19/Novembro1969 - Maracanã).
Hoje o Fernando reside em Maricá, região dos Lagos no Rio de Janeiro e tem uma escolinha de futebol conveniada com o América do Rio.
De 1992 a 2007 teve escolinha conveniada com o Vasco, também em Maricá.
Todos os anos, aquela molecada de 1960, hoje sessentões carecas e barrigudos, nos encontramos em São Paulo para um churrasco de confraternização.
Obrigado no que puderem colaborar.
Waldevir - Vie do Site da Água Rasa.
E-mail: waldevir@gmail.com ou boleirosdaaguarasa@yahoo.com.br
Postar um comentário