O cupê de 3 portas chega com motor 1.6 GDI e 138 cv de potência. A transmissão, sempre de 6 velocidades, pode ser manual ou automática e com a opção de troca de marchas por borboleta no volante.
No que diz respeito a tabela de preço, as informações começam a ser diversas. Primeiro foi falado em um preço inicial de R$60 mil, mas já começam rumores de que poderá ser pedido R$63 ou até R$65 mil pelo valor do espotivo. Além disso, o modelo pode estar cerca de R$5 mil mais caro se escolhido na cor branca.
Essencialmente, trata-se de um dois-volumes com teto alongado a formar uma segunda porção bastante extensa, um pouco como o Volvo C30 ou mesmo o Citroën VTR. Mas uma outra comparação possível é com o Volkswagen Scirocco, indubitavelmente um cupê. Seja como for, a Hyundai quer vender o Veloster -- que mede 4,2 metros, exatamente como um Golf -- para jovens que apreciem um carro com pegada esportiva, mas capacidade de levar mais três pessoas a bordo.
Na hora do embarque, será notada a principal peculiaridade do Veloster, que aliás contribuirá para acalorar a discussão no bar: ele tem três portas, duas à frente e uma atrás, esta do lado direito (de modo geral, um cupê tem duas portas).
Como conceito, foi apresentado com a terceira porta do tipo suicida, abrindo na direção da traseira -- na vida real, o Veloster vem com porta extra de abertura convencional. Para manter a integridade estilística, a maçaneta fica integrada à área envidraçada.
-
Única porta traseira complica acesso e exige contorcionismo dos candidatos a ocupante
Antes de entrar no carro já se nota como ele é baixo, uma característica de esportividade ampliada pela traseira com cavidades realçando as lanternas, além de uma robusta saída de escape centralizada, cromada e com bocal seccionado. A dianteira não é tão ousada e segue o padrão de outros carros da Hyundai, como a minivan ix20, apresentada no último Salão de Paris. Na unidade exposta, as rodas de aro 18 estão calçadas com pneus de medida 215/40, mas essa configuração é opcional. O conjunto de série tem aro 17 e compostos 215/45. Um extenso teto-solar panorâmico é outro opcional para o Veloster.
Por dentro, o Veloster tem excelente espaço para as duas pessoas que vão à frente, e o acabamento é competente, com bancos em couro e painel de instrumentos moderno e com tons de azul na iluminação. Devido à altura reduzida, a posição de dirigir lembra a de carros realmente esportivos.
Atrás, no entanto, o Veloster não se sai tão bem. O acesso pela única porta exige esforço -- este repórter mede 1,71 metro e, ainda assim, escapou por pouco de sofrer traumas musculares múltiplos ao se contorcer para abordar o carro. Uma vez acomodado no banco traseiro, que comporta apenas duas pessoas (um porta-copos divide o assento), percebe-se como o entre-eixos de 2,6 metros permite boa acomodação das pernas e joelhos -- mas também que é necessário se apoiar totalmente no encosto. É a única maneira de a cabeça não bater no teto.
Na verdade, o passageiro já vai estar abaixo de uma porção da janela traseira. Por isso, quando a tampa do porta-malas é aberta, quem vai atrás fica descoberto. Pior: como mostram as fotos que acompanham esta reportagem, não seria surpresa alguém (especialmente uma criança) ficar com a mão prensada após o fechamento do porta-malas. É o fim da picada, em 2011, alguém ter de se preocupar com esse tipo de risco no uso cotidiano de um carro.
Olha o dedinho!
As duas fotos mostram posicionamento de ocupante do banco traseiro do Veloster -- abaixo de boa parte da vigia -- e o que ele alcançaria se estendesse o braço. Tudo bem caso o porta-malas esteja fechado (acima)...
... mas problemas podem ocorrer caso a porta esteja aberta, principalmente com crianças, que podem ter a mão presa pelo mecanismo.
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/mercado-hyundai-veloster-chega-ao-brasil-agosto-297328_p.shtml
http://www.noticiasautomotivas.com.br/hyundai-veloster-flagra-e-material-publicitario-do-novo-lancamento-coreano/
http://carros.uol.com.br/salao-de-detroit/2011/ultimas-noticias/2011/01/11/cupe-ou-hatch-hyundai-veloster-tem-proposta-esportiva-e-solucoes-arriscadas.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário